A Festa Literária das Periferias (Flup), que em 2024 apresenta mais de 90% de sua programação formada por mulheres negras, ocorrerá entre os dias 11 e 17 de novembro, no Circo Voador, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de renomados nomes da literatura nacional e internacional, além de personalidades ligadas às artes e à academia, em uma série de debates, oficinas formativas, apresentações musicais, saraus, lançamentos de editoras e performances.
A 14ª edição da Flup prestará homenagem à historiadora, poeta e cineasta Maria Beatriz Nascimento (1942-1995) pelo seu legado artístico, que inspira uma nova geração de escritoras negras, e por seu ativismo na defesa dos direitos humanos de negros e mulheres no Brasil. A programação do festival refletirá o simbolismo do quilombo como resistência e comunidade, conceito defendido pela intelectual brasileira em sua pesquisa acadêmica e militância política antirracista.
A Flup 2024 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell, com patrocínio master da Shell, e conta com o apoio do Instituto Cultural Vale e da Globo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Fundação Ford. O transporte oficial do evento será oferecido pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, nas áreas de atuação do VLT Carioca e da CCR Barcas. A realização é da Suave, Associação Na Nave, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Outras ações promovidas pelo Instituto CCR:
Mobilidade Durante o período do evento, o Instituto CCR disponibilizará vans para transportar os participantes da estação Cinelândia do VLT e da Praça XV (Barcas) até o local do evento.
Ação nas estações
- Estantes de livros: O Instituto CCR instalará uma estante de cinco metros de largura no Terminal Intermodal da Gentileza (TIG) para uma campanha de arrecadação de livros durante a Flup. Os livros doados serão destinados a uma escola no Rio de Janeiro, ainda a ser definida. Para iniciar a campanha, o Instituto CCR fará uma doação inicial de 60 livros.
- Sarau Machado de Assis: No dia 8 de novembro, das 10h às 13h, ocorrerá um sarau literário no Terminal Intermodal da Gentileza (TIG), com apresentações de 15 minutos, totalizando 3 horas de evento. O sarau é fruto de uma colaboração entre a Flup, a Academia Brasileira de Letras e a Universidade das Quebradas. Serão sorteados 10 livros da coleção "Dramaturgia Negra" ou "Contos para Depois do Ódio".
- Roda de conversa no TIG: No mesmo dia, entre 15h e 16h, acontecerá uma roda de conversa com as podcasters Bela Reis e Gabi de Pretas, com mediação de Andréa Borges, sobre o papel das redes sociais como espaço de resistência e expressão para mulheres negras.
Na FLUP O Instituto CCR assinará a mesa de abertura da Flup, intitulada "Mulheres transatlânticas", que ocorrerá no dia 11 de novembro, às 20h. A mesa será composta por mulheres que representam um feminismo negro contemporâneo e será mediada por Mame Fatou Niang, curadora da Flup e com uma sólida carreira acadêmica internacional.
A programação completa e mais informações estão disponíveis no Instagram da Flup: https://www.instagram.com/fluprj/
Fonte: Agência Brasil: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2024-10/14a-flup-no-rio-anuncia-programacao-de-2024