Histórico

  • 2023

    A abrangência do Programa foi ampliada com a chegada da CCR Aeroportos. Será ofertada mais uma formação totalizando 2 cursos EADs no ano. Cada um dos vencedores do Concurso Cultural passou a contar com R$ 30 mil em benfeitorias e mentorias por um período de 5 meses, até a sua implementação na unidade escolar, e cada professor(a) ganhador(a) recebeu 1 notebook.

  • 2022

    O Programa passou a contar com a elaboração de novos conteúdos atualizados semanalmente, tais como Curadoria Educativa - com dicas sobre audiovisual, jogos, Apps, formações, mobilidade humana e leituras; e Jogos Educativos - jogos divertidos e criativos para crianças, familiares e educadores aprenderem brincando. O Concurso Cultural passou a selecionar 01 vencedor(a) de cada área de abrangência para a premiação de R$ 30.000,00 em benfeitorias para executar seu projeto, com acompanhamento em mentorias no período de 4 meses.

  • 2021

    O programa passou a ter como foco o eixo temático a Educação para a Cidadania, baseada nos valores universais de respeito à diversidade e ao pluralismo. Houve também a expansão de público, com a participação de professores de todo o ensino fundamental I nos cursos EAD, além da expansão geográfica para mais três estados: Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com a entrada das Unidades: CCR Metrô Bahia, CCR ViaCosteira e ViaSul.

  • 2020

    O programa passou a ser 100% digital, ou seja, com curso EAD para professores e coordenadores, uma área exclusiva no site com atividades para os alunos e outra exclusiva para os docentes. Em 2020, um ano muito desafiador para a educação, o programa buscou apoiar a sociedade oferecendo diversos materiais gratuitos, tais como artigos, conteúdo formativo para gestores de educação, sugestões de atividades, livros, filmes, séries, brincadeiras e jogos, além de atividades temáticas para datas comemorativas.

  • 2019

    Os Encontros Temáticos presenciais foram substituidos pela formação digital (EAD), por meio da oferta de dois cursos, para todos os municípios. Realizamos um piloto 100% digital em seis cidades, sem entrega de livros físicos para alunos e professores. Além dos alunos, professores e coordenadores municipais, agora os coordenadores pedagógicos também tiveram conteúdos pensados para eles e puderam participar de maneira mais ativa no programa. 

  • 2018

    O tema trânsito passou a ser o foco temático e houve a reestruturação do sistema de formação dos professores e das campanhas. Houve um piloto de formação online em sete muncípios que não realizaram encontros presenciais, mas sim participaram de dois cursos a distância no ano. Piloto do projeto Aprender em Rede em 19 municípios, ação que conecta professores e alunos de diferentes cidades por meio de comunidades no Facebook para trocas de experiências sobre as mesmas atividades

  • 2017

    Lançamento e distribuição do novo material didático de educação ambiental. Realizada Pesquisa de Impacto sobre os objetivos e metas do programa, resultando em novas diretrizes para os próximos anos. Foi criado um site exclusivo para o programa e início da certificação digital. Neste ano tivemos o ingresso da ViaRio como concessionária contemplada

  • 2016

    Lançamento e distribuição do novo material didático de educação para o trânsito e desenvolvimento do novo livro de educação ambiental. Reestruturação do sistema de formação e das campanhas, além da mudança do nome do programa de Estrada para a Cidadanida para Caminhos para a Cidadania. Neste ano a gestão passa a ser realizada pelo Instituto CCR.

  • 2015

    Releitura do formato pedagógico do programa com a participação de especialistas, dos mais de 100 municípios e de Empresas do Grupo CCR. Desenvolvimento e produção do novo material didático de educação no trânsito.

  • 2014

    Criação de protocolos operacionais e plano de desenvolvimento de inovações pedagógicas.

  • 2013

    Pesquisas e estudos para o desenvolvimento de novos recursos didático-pedagógicos, buscando criar e oferecer ferramentas eficazes e atualizadas para professores e alunos.

  • 2012

    Foi criada uma agenda temática de trabalhos para o Grupo de Estudo, composto por representantes das unidades da CCR participantes do programa, incluindo nestes encontros a participação de doutores e mestres para subsidiar os temas.

  • 2011

    Ingresso da CCR SPVias no programa e lançamento do Livro didático de Educação Ambiental específico para o programa. A CCR recebeu o IBTTA AWARDS na categoria Responsabilidade Social. Esse prêmio é o mais importante do setor de concessões de rodovias, envolvendo cerca de 250 membros, distribuídos em 23 países de cinco continentes.

  • 2010

    CCR RodoNorte, CCR Ponte e CCR ViaLagos ingressam no programa. Foi produzido e lançado o primeiro material didático específico do programa (Educação no Trânsito). Totalizando 82 municípios participantes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

  • 2009

    Criação de um Grupo de Estudos, formado por representantes das unidades de negócio envolvidas e por uma consultoria externa com objetivo de unificar as práticas do programa Estrada para a Cidadania. Sua função é promover ações de aprendizagem junto à comunidade envolvida, que são utilizadas como insumos para a formulação e aprimoramento de políticas públicas.

  • Até 2008

    A gestão do programa ficava ao cargo de 3 unidades de negócio que desenvolviam as atividades de maneira independente.

  • 2007

    Ingresso da CCR ViaOeste no programa.

  • 2002

    Início do programa Estrada para a Cidadania, na CCR NovaDutra e CCR AutoBAn com a realização de um conjunto de atividades de educação para a cidadania, trânsito e proteção ambiental.